Editorial - Vol 2 - N 2

Autores

Palavras-chave:

arte, slow art, poesia, psicoterapia, arteterapia, slow movement

Resumo

Editorial

O Slow Movement (Movimento “Sem Pressa”) propõe apreciação dedicada, aprofundada e atenta a todos os aspectos da vida: alimentação, viagens, notícias e, claro, a Arte!

Slow Art revoluciona e democratiza a participação da sociedade nas galerias, museus, exposições, desfazendo a falsa premissa de que é preciso ser um conhecedor profundo para poder frequentar e apreciar os eventos culturais.

A Arte é inerente a todo senciente, despertando emoções e reações, sem importar a idade, gênero e escolaridade.

Em minha experiência com Arteterapia em postos de saúde pública, atendendo a todos as camadas sociais, constatei o quanto a atividade artística contribui para a qualidade de vida.

Da mesma forma, em minhas exposições de artes plásticas pelo mundo, sempre que foi minha a organização, implantei o formato Slow Art, quase que transmutando os eventos em sessões de imaginação dirigida (é o meu lado psicanalista junguiano….).

De certo que as restrições sanitárias deste período de pandemia inviabilizam boa parte da proposta… Mesmo assim, o espírito do Slow Movement pode e deve ser adaptado e praticado!


Henrique Vieira Filho
MTB 0080467/SP
Jornalista Responsável

Biografia do Autor

HENRIQUE VIEIRA FILHO

Henrique Vieira Filho
Biografia resumida:

Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP) e terapeuta holístico (CRT 21001).

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

Nas Artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo. Sua experiência de décadas como terapeuta, em especial, com a Psicanálise Junguiana, lhe possibilita uma familiaridade ímpar com a mitologia e as imagens oníricas, sempre presentes em seus quadros e fotografias.

Suas obras visuais chamaram a atenção do mercado, contando com dezenas de exposições individuais e coletivas em diversas capitais brasileiras, além de galerias da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Na Terapia Holística, Henrique Vieira Filho atuou como jornalista e terapeuta que se dedicou por mais de 25 anos à normalização da profissão, gerenciando entidades como o  SINTE - Sindicato dos Terapeutas (sindicato), CRT - Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística (ONG), CEATH - Comunidade de Estudos Avançados Em Terapia Holística (escola), dentre outras.

Referências

Editorial

Downloads

Publicado

2021-04-08

Como Citar

VIEIRA FILHO, H. (2021). Editorial - Vol 2 - N 2. Revista Artivismo, 2(2). Recuperado de https://artivismo.com.br/periodico/index.php/revista/article/view/10

Edição

Seção

Editorial

Categorias