Artigos Mais Lidos

O tempo é universal.

Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow

A evolução do pensamento humano e da própria psiquê proporcionam um incentivo ao próprio crescimento de quem as contempla. O caminho de crescimento é da autoconfiança, perder o medo de trilhar seu próprio caminho, pois a vida sempre será de escolhas.

O mundo evoluiu, as pessoas se tornaram mais próximas devido ao alcance da  internet, mas também se tornaram mais distantes, fisicamente. Isso nos informa que devemos mudar nossa forma de comunicação, nossa forma de conversar e nos fazer ser ouvidos. Se estamos vivendo numa nova forma de vida, devemos também nos adaptar a novas formas de nos conectarmos conosco e com os outros…

Na teoria junguiana podemos analisar três tipos de tempo: Kronos (tempo do ego), Aion (tempo do Self) e Kairós (tempo da sincronicidade). O inconsciente não para, é infinito; levando isso em consideração, temos que todos os tempos estarão presentes. No inconsciente está tudo que vivenciamos e também o que ficou reprimido, e pode vir a superfície, em algum momento ou ficará para sempre suprimido.

Como podemos ajudar nosso cliente, nessa infinidade do tempo? Refleti sobre o tema, voltei a analisar essa certeza que não podemos mudar: o tempo e nossas necessidades. Como seres humanos, formamos uma comunidade, então estamos sempre em movimento, mesmo que o indivíduo se sinta estagnado em algum momento da sua vida.

É sabido que o homem, tem necessidades primordiais: alimentar-se e reproduzir-se, além delas temos: espirituais, culturais e religiosas. Todo corpo vivo é feito de matéria física e energia, essa última pode receber diversos nomes, levando em conta sua religião/crença ou a ausência dessas. A união de Corpo e energia, precisa de um fina sintonia, é um equilíbrio sutil, pois na ausência deste, com certeza terá uma consequência. Então precisamos todos trilhar o caminho do equilíbrio, e acreditamos de verdade que para tal é uma combinação de técnicas holísticas e a principal é a psicoterapia. Para tal, pensei em colocar em prática a Pirâmide de Maslow, Sua teoria explica como os indivíduos são movidos a ter ações que façam suprir as suas necessidades, através de uma ordem pré-estabelecida.

De acordo com a Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow, as Necessidades Fisiológicas básicas são as primeiras a serem sanadas e estão no ínicio da pirâmide. Maslow considera essas necessidades ligadas aos instintos animais e de sobrevivência. Então se essas, necessidades, não estiverem concluídas, é impossível passar ao novo patamar da pirâmide.

Necessidades de Segurança, vem logo na sequência. Nos sentindo como parte de algo, tomamos consciência da importância da sobrevivência, a necessidade de segurança pessoal, financeira, saúde e bem estar…

Nessa terceira etapa da pirâmide, aparecem as Necessidades Sociais ou Necessidades de Associação, temos a  necessidade de amizades, de confiança no outro, laços familiares, escolhas básicas, mas que nos conecta com amigos e/ou associações: estilos musicais, times de futebol, clubes e até escolha religiosa, entre milhares de outras pequenas escolhas e afinidades que temos.

Em quarto lugar na Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow estão as Necessidades de Estima.  Nesse diferente do terceiro local da pirâmide, não é somente ser aceito no grupo, mas sim ser reconhecido como membro ativo do referido grupo.

No topo da Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow e como a última necessidade a ser suprida, está a Necessidade de Auto-Realização,  nesta etapa, os laços de associação começa a ser menos dominante e finalmente surge a expressão pessoal, que são, ainda, as combinações de tudo que já foi vivenciado. Visando a satisfação absoluta com a vida, realizar o seu potencial.

Como explicado acima, a jornada propõe etapas dependentes e correlacionadas, então para chegarmos ao topo da pirâmide, teremos que primeiro passar por todas as etapas anteriores e tenham sido satisfeitas. Caso, alguma das etapas tenha alguma regressão, o indivíduo, passa a se sentir desmotivado e terá seu nível de satisfação com a vida, comprometido.

Em consultório, ajudamos nosso cliente a trilhar esse caminho, para que possa ser franco com ele mesmo, para que tenha uma forma de se sentir satisfeito com sua vida, para que tenha leveza em suas decisões.

Todos os que caminham nessa busca de equilíbrio, devem estar preparados para aflições, decepções e encontros com emoções e sentimentos antes não conhecidos. Aperfeiçoamento e crescimento requerem uma mente sincera, aberta, acerca dos aspectos que deseja mudar. Devemos ter consciência de que, no processo terapêutico, a mudança é o resultado.

Sinestesia Previous post O sentimento que colore a vivência
Next post O Equilíbrio Sutil